Existem métodos naturais para prevenir as cáries?
De Lana Burgess
Avaliado por Christine Frank, DDS
Via UPS Health News
Cavidades são pequenos buracos nos dentes causados
Qualquer acúmulo de alimentos e bactérias forma uma película nos dentes. O termo para isso é placa. Se a placa não for removida, causará a cárie dentária.
O Streptococcus mutans é um tipo de bactéria conhecido por desempenhar um papel nesta decadência.
A placa se acumula mais facilmente em lugares como:
- Rachaduras, sulcos e ranhuras nos dentes
- Entre os dentes
- Em torno de qualquer dente, especialmente quando eles estão lascados ou quebrados
- Perto da linha da gengiva
Com o tempo, as bactérias acumuladas nas placas atingem a camada interna do dente, chamada dentina. Neste ponto, uma cárie começa a se desenvolver.
É possível evitar as cáries usando remédios caseiros quando o problema ainda está no estágio pré-cavidade. É quando a placa fez buracos no esmalte de um dente, mas ainda não atingiu a dentina.
Uma vez que a dentina é atingida e uma cavidade começa a se formar, o tratamento profissional é necessário.
Você pode se livrar de cáries em casa?
As cáries devem ser tratadas por um dentista para garantir que não ocorram complicações.
No entanto, vários remédios caseiros podem fortalecer o esmalte dentário no estágio pré-cárie. Esse processo é conhecido como remineralizante e impede a formação de uma cárie.
Escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor é uma forma experimentada e testada de remineralizar o esmalte dentário e prevenir cáries.
Os resultados de um estudo de 2014 indicam que o creme dental com alto teor de flúor endurece significativamente o esmalte; dando aos dentes a proteção de que precisam para combater a deterioração.
1. Óleo de Côco com Gergelim
A extração deste óleo originou-se em um antigo sistema de medicina alternativa chamado Ayurveda. Envolve uma colher de sopa de gergelim ou óleo de coco ao redor da boca por um período prescrito e, em seguida, cuspindo-o para fora.
Embora existam algumas alegações de que o uso deste óleo não seja cientificamente apoiado, pesquisas indicam que ele pode melhorar a saúde dentária. Um estudo de 2009 descobriu que o uso de óleo de gergelim reduziu a quantidade de placa bacteriana e bactérias na mesma medida que o enxaguatório bucal.
Se este óleo reduz a placa, isso pode ajudar a remineralizar o esmalte e evitar cáries. Mais estudos são necessários para confirmar esses efeitos.
Um dente pode ficar tão prejudicado pelas cáries que precisa ser removido. Isso é conhecido como um dente morto.
2. Aloe vera
Gel para dentes feitos com aloe vera pode ajudar a combater as bactérias que causam cáries. O efeito antibacteriano deste gel mata bactérias nocivas na boca, de acordo com um estudo de 2015.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para detalhar os seus efeitos, o gel de aloe vera pode ajudar a remineralizar o esmalte no estágio pré-cárie.
Aloe Vera combate
as bactérias
que causam as cáries
3. Evite o ácido fítico
O ácido fítico é encontrado em cereais e leguminosas, como o feijão vermelho.
O ácido fítico pode danificar o esmalte dos dentes, e alguns acreditam que cortá-lo fora da dieta pode prevenir cáries.
Um estudo da década de 1930 ligou a ocorrência de cáries a uma dieta rica em ácido fítico. No entanto, há uma falta de evidências recentes para apoiar isso.
Um estudo de 2004 descobriu que o ácido fítico afetou a absorção de minerais dos alimentos. Alguns artigos on-line usam este estudo para tirar conclusões adicionais. Eles sugerem que o ácido fítico também pode quebrar minerais no esmalte e levar à cárie dentária. Vale a pena notar que o estudo envolveu menos de 20 participantes.
O ácido fítico é mais comumente encontrado em cereais e leguminosas, incluindo:
- milho
- trigo
- arroz
- centeio
- feijão
- feijão branco
- Feijão carioca
- feijões da Marinha
- feijões blackeye
- favas
Mais pesquisas são necessárias para determinar se o ácido fítico afeta os minerais no esmalte dentário.
4. Vitamina D
Uma revisão de 2013 concluiu que os suplementos de vitamina D ajudaram a reduzir significativamente a incidência de cáries dentárias.
A vitamina pode ter um efeito mineralizante, o que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes.
5. Evite alimentos e bebidas açucarados
O consumo de açúcar está entre as principais causas de cáries. O açúcar mistura-se com bactérias na boca e forma um ácido que desgasta o esmalte dos dentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas evitem cáries consumindo menos alimentos e bebidas açucarados.
6. Raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz possui propriedades antibacterianas, o que pode ajudar no tratamento de cáries.
As propriedades antibacterianas da raiz de alcaçuz podem ter como alvo as bactérias que causam cáries, de acordo com um estudo de 2011.
Um pequeno estudo do mesmo ano sugeriu que chupar um pirulito contendo extrato de alcaçuz pode ajudar a prevenir cáries.
No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que os dentistas possam recomendar esses pirulitos para a prevenção de cáries.
7. Goma sem açúcar
Os resultados de um estudo de 2015 indicam que mastigar pastilhas sem açúcar após as refeições reduziu os níveis de bactérias que danificam o esmalte dos dentes.
Ter menos desta bactéria pode levar a um esmalte mais forte, melhor equipado para suportar a deterioração.
Quando visitar o dentista
Os remédios caseiros podem reduzir o risco de cáries ou reverter danos ao esmalte no estágio pré-cáries.
Esses remédios devem ser usados
Nem todas as cáries causam dor, por isso é essencial consultar um dentista regularmente.
Os dentistas podem detectar cáries em um estágio inicial e recomendam ações preventivas. Eles também podem fornecer um enchimento, coroa ou outro tratamento para casos avançados de decadência.
CROSC 13311
Graduado em Odontologia pela ULBRA- Universidade Luterana do Brasil, com Pós-Graduação em Endodontia pela São Leopoldo Mandic. Técnico em Prótese Dental com aperfeiçoamento em Harmonização Orofacial .