Bruxismo tem solução

Segundo o Dr. Dráuzio Varella, “Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.”
O bruxismo é uma condição que se manifesta durante o sono. Além do desconforto – para o portador e eventualmente para seus companheiros de quarto -, o bruxismo acarreta desgaste e/ou amolecimento nos dentes, dores mandibulares e de cabeça, desgaste ósseo, sonolência durante o dia, estalos ao abrir a boca, dor no pescoço, dentre outras consequências.
A ciência ainda não sabe ao certo o que provoca o bruxismo, mas acredita-se que sua origem se dê a partir de sinais do cérebro que provocam a contração involuntária dos músculos da mandíbula.
A origem pode ser genética, mas fatores como estresse e ansiedade, e a ingestão de alimentos estimulantes também podem contribuir para a ocorrência desta condição, que atinge tanto crianças quanto adultos.
Há casos de pacientes com bruxismo que desconhecem sua existência até perceberem algum dano nos dentes durante uma visita ao dentista.
A odontologia dispõe de alternativas para tratamento do bruxismo. As placas interoclusais, produzidas em silicone e feitas a partir de molde da arcada dentária dos pacientes, são uma delas. Utilizadas durante a noite, criam um anteparo macio que reduz o desgaste dos dentes provocados pelo bruxismo e eliminam o barulho provocado pelo ranger dos dentes.
Outro tratamento relativamente recente trouxe nova abordagem para o problema, com ótimos resultados: a aplicação de botox.
As injeções de botox permitem o relaxamento da musculatura que comanda o movimento mandibular, auxiliando no controle do bruxismo.
Independente do tipo de tratamento utilizado, uma visita ao dentista irá indicar a melhor abordagem para cada caso e melhorar a qualidade de vida dos portadores de bruxismo.